domingo, 7 de junho de 2020

Onça-parda


Onça-parda


Caique Gotarde Ottoni Pinto1
Gabriel de Lima Dario1
Luana de Almeida Aldigheri1


1 Discentes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFSP - SRQ. Trabalho desenvolvido na disciplina de Ecologia, sob orientação da docente Profa. Dra. Glória Cristina Marques Coelho Miyazawa.

Nome Científico: Puma concolor
Família: Felidae
Dieta: Carnívora
Atividade: Crepuscular/Noturno
Tamanho: Em média 1,5 a 2,75m
Peso: 42 a 72 kg
Ocorre: Em todos os biomas do Brasil

Conservação: Vulnerável – Ameaçada de extinção. 


Foto: Untamed Expeditions.


Sobre a Espécie

A onça-parda, também conhecida aqui no Brasil como, suçuarana, onça-vermelha e leão-baio, é uma das maiores espécies de felinos do mundo, e é o segundo maior felino das Américas, ficando atrás apenas da onça-pintada.

Foto: Regina Cardozo/VC no TG.


Características

A onça-parda possui pelagem macia, de coloração acastanhada por todo o corpo, à exceção da região ventral que é mais clara.


No nordeste brasileiro, a coloração da onça-parda tende a ser marrom-avermelhada, enquanto em áreas abertas tende a ser mais clara. A pelagem também varia com a idade; os filhotes nascem com pintas pretas em sua pelagem e vai clareando, até o 18º mês, que é quando a onça-parda atinge a fase adulta.


Foto: Cristiano Xavier e João Marcos Rosa.

O tamanho e o peso variam entre 1,5 a 2,75m e 42 a 72Kg. Os machos são maiores que as fêmeas, que possuem peso entre 34 e 48Kg. O tamanho e o peso podem variar, conforme a região de ocorrência.

É um animal de corpo delicado e alongado, o que lhe dá muita agilidade. As suçuaranas são boas saltadoras e atacam as presas pulando em suas costas. Saltando do chão, seu pulo pode alcançar até 5,5 metros de altura.

O puma é um dos poucos felinos que não rugem. Ao invés deste som característico para a família, eles emitem um som similar ao notado em gatos domésticos quando estão estressados ou com muito medo ou podem se comunicar por um silvo estridente.




Foto: Cristiano Xavier e João Marcos Rosa.


Alimentação

A onça-parda é um mamífero exclusivamente carnívoro, oportunista, se alimentando de vários animais silvestres, encontrados em seu território.

No Brasil, a onça-parda se alimenta quase que exclusivamente de mamíferos de pequeno a médio porte, provavelmente por conta da competição de alimentos com a onça-pintada. Entretanto, no sul do Brasil e em regiões onde a onça-pintada foi praticamente extinta, a onça-parda representa o maior predador do local, sendo o animal do topo da cadeia alimentar.

Em algumas regiões, é possível ver sobreposição de território entre as onças-pardas. Quando isso ocorre, elas evitam o contato com o outro indivíduo da mesma espécie para não brigarem e manter suas energias para caçar e sobreviver.


Foto: Karen Arnold por Pixabay.


Distribuição Geográfica e Estimativa Populacional

A onça-parda possui ampla distribuição em toda a América, podendo ser encontrada desde o Canadá, passando pela América Central, pelo Brasil e, chegando até o sul do Chile e Argentina. No território brasileiro, ela aparece em todos os nossos biomas, se adaptando, facilmente, ao local onde vive. 

A população na América Central e do Sul é muito maior que na América do Norte, porém, em ambas as localidades, não há muitos estudos sobre a espécie, o que dificulta saber o número exato de indivíduos.

Apesar da sua fácil adaptação aos diferentes locais e estar amplamente distribuída, sua população está em declínio. Antes da chegada dos colonizadores europeus na América, seu número de indivíduos era muito superior comparado aos dias atuais sendo, por isso, considerada uma espécie pouco comum ou até mesmo rara, em diversas regiões.

Devido à perda de habitat, caça ilegal e esportiva, queimadas, dentre outros motivos o Puma concolor é considerado uma espécie extinta nos EUA, não sendo possível reverter o dano causado a essa espécie, o que mostra como muitas ações humanas têm impacto direto na natureza.

Um estudo feito por Azevedo et al. (2011), mostra estimativas populacionais para os diferentes biomas brasileiros, que se encontram descritos a seguir.

No Amazonas, estima-se que existam menos de 10.000 indivíduos, devido ao desmatamento contínuo da floresta Amazônica, tendo ocorrido um declínio de, aproximadamente, 10% no tamanho populacional da espécie, nos últimos 21 anos.

No Cerrado, a onça-parda também é amplamente distribuída, mas nesse bioma estima-se que há menos de 2.500 indivíduos e, neste bioma, estima-se que em 21 anos haverá uma queda de 10% devido a expansão agropecuária, caça ilegal ou retaliação por predação de animais domésticos.

Na Caatinga, a onça-parda é amplamente distribuída, porém devido à perda de habitat, expansão da matriz energética eólica, mineração e exploração da matéria para carvão e lenha, o tamanho da população venha caindo continuamente, havendo menos de 2.500 indivíduos nesta região.

No Pantanal, a onça-parda era muito frequente, mas devido a caça esportiva, abate preventivo, retaliação por predação de animais domésticos e queimadas, a população do animal tem uma contínua queda no número de seus indivíduos, havendo cerca de 1000 indivíduos, neste bioma.

Na região da Mata Atlântica, a onça-parda sofre constantemente a perda de seu habitat devido a expansão urbana, atropelamentos, queimadas, retaliação por predação de animais domésticos etc. Estima-se que nessa região o número de indivíduos esteja abaixo de 1000. O futuro da população desse animal na Mata Atlântica é incerto, devido ao isolamento dos animais por pastagens para o gado e plantações.


Figura 1. Mapa mostrando a distribuição do Puma concolor nas Américas. Fonte: Lilian Bonjorne de Almeida e Francisco Chen de Araujo Braga, em Azevedo et al. (2011).


Foto: Bas Lemmers.


Habitat

A Onça-parda é um dos felinos mais adaptados aos diferentes biomas do mundo, podendo viver em quase todo o globo terrestre, com exceção da Tundra Ártica, a espécie pode viver em florestas úmidas tropicais, subtropicais, pântanos, regiões montanhescas com altitudes acima de 3000m, regiões frias e áridas. O Puma concolor também é capaz de viver em regiões abertas com pouca cobertura vegetal.

Delimita seu território com urina, fezes, arranhões e secreções da glândula anal espalhadas nas árvores. O tamanho de seu território varia, podendo chegar a 300 km², possuindo obrigatoriamente, um local seguro para abrigar-se.


Foto: Brasília é o bicho, 2019.


Reprodução

A suçuarana é um animal solitário e territorialista, forma pares apenas na época de reprodução, ambos os sexos da espécie atingem maturidade sexual a partir dos 24 meses.

O período de gestação da fêmea varia entre 82 a 98 dias, com um número de filhotes entre 1 a 6, que nascem com cerca de 400 gramas. Os filhotes nascem com pintas pretas e olhos azuis. As onças-pardas vivem de 8-10 anos, mas podem chegar a 13 anos.



Foto: Cristiano Xavier e João Marcos Rosa.



Curiosidades

  • Durante muito tempo, as suçuaranas foram mortas sempre que encontradas porque, às vezes, atacam o gado. Atualmente, em muitos lugares elas são protegidas por leis que limitam ou proíbem a matança e a caça de animais selvagens, mas nem sempre essa lei é respeitada.


  • Pesquisas comprovaram que a suçuarana é o predador mais eficiente e mais flexível entre os felinos. Ela consegue alimento em 75% das vezes que parte para o ataque.



Referências

AZEVEDO et al . Avaliação do risco de extinção da Onça-parda: Puma concolor (Linnaeus, 1771) no Brasil . Biodiversidade Brasileira, v. 5, n.1, p. 107-121, 2013. Disponível em: https://www.icmbio.gov.br/revistaeletronica/index.php/BioBR/article/view/377/285. Acesso em: 31 maio 2020.

ONÇA-PARDA, Suçuarana. Inventário e Caracterização da Fauna de Vertebrados Selvagens de Campinas. Campinas: Embrapa Monitoramento por Satélite, 1993. Disponível em: http://www.faunacps.cnpm.embrapa.br/mamifero/onca_p.html. Acesso em: 31 mai. 2020.

PROCARNIVOROS. Onça-parda. Disponível em: http://procarnivoros.org.br/animais/onca-parda-puma-concolor/. Acesso em: 31 mai. 2020.

PROJETOFRITZMULLER. Puma concolor. Disponível em: http://projetofritzmuller.org/fauna/puma-concolor/. Acesso em: 31 mai. 2020.

4 comentários:

  1. Genial. É incrível saber que as universidades públicas brasileiras são capazes de formar profissionais e pesquisadores incríveis como esses. A riqueza de detalhes apresentada, e o respeito a natureza e ao conhecimento encantaram. Parabéns aos envolvidos.

    ResponderExcluir
  2. Eu gostei demais, muito incrível! Só surgiu-me uma dúvida, o que significa " retaliação por predação de animais domésticos"?

    Larissa Caetano Pinto Amb1

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Puma concolor é um animal com dieta oportunista, como foi dito no decorrer desta pesquisa, portanto ele pode acabar se deparando com animais de pasto ou domésticos em fazendas próximas ao seu habitat e por isso ele pode acabar tentando se alimentar desse animais, muitas vezes os fazendeiros acabam mantando esse animal para proteger o seu gado ou animais doméstico, por isso retaliação por predação de animais domésticos, onde os animais de pasto também entram nessa categoria.

      Excluir
    2. O Puma concolor é um animal com dieta oportunista, como foi dito no decorrer desta pesquisa, portanto ele pode acabar se deparando com animais de pasto ou domésticos em fazendas próximas ao seu habitat e por isso ele pode acabar tentando se alimentar desse animais, muitas vezes os fazendeiros acabam mantando esse animal para proteger o seu gado ou animais doméstico, por isso retaliação por predação de animais domésticos, onde os animais de pasto também entram nessa categoria.

      Excluir