quarta-feira, 11 de novembro de 2020

Empório Mata Atlântica

 EMPÓRIO MATA ATLÂNTICA

Gabriela Guimarães Ramos1

Giovana Carolyn Domingues Saito1

Maria Eduarda Oliveira Barbieri1

Victória Pereira do Nascimento1

1 Discentes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFSP - SRQ. Trabalho desenvolvido na disciplina de Fauna, Flora e Ambiente, sob orientação da docente Profa. Dra. Glória Cristina Marques Coelho Miyazawa. 


CONHEÇA AS FRUTAS DA MATA ATLÂNTICA E AJUDE A PRESERVAÇÃO DESSE BIOMA DEVASTADO

A vegetação primária de todo o litoral do nosso país, foi explorada desde a época da colonização. Hoje, restam apenas 7% do território original desse bioma, segundo o INPE, muitos dos problemas que enfrentamos são consequências as atividades humanas que incessantemente abusam o meio ambiente. Mas o que podemos fazer? Pequenas ações do dia a dia também fazem diferença, mas nossa sugestão são os produtos do Empório Mata Atlântica

Criado pelo Instituto AUÁ de empreendedorismo socioambiental, sua missão de conservar as espécies desse bioma depende da aproximação do público aos produtos provenientes da mesma floresta que buscam recuperar. Um ótimo projeto, com potencial de obter grandes resultados, foi criado tendo o negócio como meio de atingir seus objetivos. Tendência no mercado e com ingredientes naturais e com alto valor nutricional, o empreendimento promete ser uma boa visita.

Conheça seus produtos:

As frutas como Cambuci, Uvaia e Juçara são cultivados em sistemas agroflorestais, por comunidades que dependem dessa atividade, mas que contribuem para restauração das áreas explorados por monocultura ou gado. Esse tipo de organização empresarial acompanha objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU, além do seu consumo estimular a cadeia de sustentabilidade. Sem contar que as frutas são deliciosas.

O Cambuci, oriundo da Serra do Mar paulista, e rico em vitamina C e antioxidantes. A Uvaia, que possui sabor e perfume intenso, também é rica em vitamina C e A. Já a Juçara é conhecida como ‘‘açaí da Mata Atlântica”. O sabor da Gruxamina é comparado ao da Jabuticaba e a polpa do Jerivá é usada em muitas receitas.

          Você pode degustar essas frutas pela visitação da sede do Instituto AUÁ, em Osasco, mas também vale a pena visitar o site, ou a página do Facebook do instituto (http://www.aua.org.br/emporiomataatlantica/). Temos muito o que fazer para recuperar tudo o que já foi desmatado e degradado. Que tal começar pelo consumo de produtos mais conscientes e deliciosos? 

Fontes:

http://www.inpe.br/;https://www.sosma.org.br/;

http://www.aua.org.br/emporiomataatlantica/


Nenhum comentário:

Postar um comentário