sexta-feira, 22 de maio de 2020

Terrários - Parte 1

Os terrários foram desenvolvidos pelos alunos do 1º semestre do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFSP - SRQ, como proposta interdisciplinar dos componentes curriculares Fauna, Flora e Ambiente, ministrada pela Profa. Dra. Glória Cristina Marques Coelho Miyazawa e História da Ciência e Tecnologia, ministrada pelo Prof. Dr. Fernando Santiago dos Santos.
Em tempos sem pandemia, os terrários são feitos em aula prática no IFSP - SRQ, com a turma dividida em grupos, orientados pelos docentes.
Com o cancelamento das aulas presenciais, foi proposto que os alunos produzissem os terrários em suas residências, individualmente, com os materiais que tivessem disponíveis, usando a criatividade.
Foram dadas orientações gerais sobre o processo e pedido aos alunos para fazerem pesquisa sobre modelos de terrários, antes de produzirem os seus.
As ideias foram bem variadas, como pode-se observar pelas fotos e todos os modelos foram aceitos, por se tratar de uma atividade experimental. A partir deles, será feito o acompanhamento e registro semanal, com discussões sobre diferentes conteúdos como o conceito de terrário, caixa de Ward, influência dos fatores ecológicos no desenvolvimento das plantas e outros.
Além do aprendizado gerado com os terrários produzidos, a atividade também está servindo como um fator estimulante para os alunos, pois mexer com plantas é uma terapia.


Figura 1. Terrário do aluno Fabrício de Freitas da Silva.

Figura 2. Terrário da aluna Giovana Carolyn Domingues Saito.

Figura 3. Terrário da aluna Karina Caetano Guimarães Alves.

Figura 4. Terrário do aluno Luiz Alexandre Morais Matias.

Figura 5. Terrário da aluna Victoria Pereira do Nascimento.

Figura 6. Terrário do aluno Welingthon Aparecido Gerevin de Moraes.
Figura 7. Terrário da aluna Dayane Moreira Cunha.


Um comentário: