Os
terrários foram desenvolvidos pelos alunos do 1º semestre do curso de
Licenciatura em Ciências Biológicas do IFSP - SRQ, como proposta
interdisciplinar dos componentes curriculares Fauna, Flora e Ambiente,
ministrada pela Profa. Dra. Glória Cristina Marques Coelho Miyazawa e História
da Ciência e Tecnologia, ministrada pelo Prof. Dr. Fernando Santiago dos Santos.
Em
tempos sem pandemia, os terrários são feitos em aula prática no IFSP - SRQ, com
a turma dividida em grupos, orientados pelos docentes.
Com
o cancelamento das aulas presenciais, foi proposto que os alunos produzissem os
terrários em suas residências, individualmente, com os materiais que tivessem
disponíveis, usando a criatividade.
Foram
dadas orientações gerais sobre o processo e pedido aos alunos para fazerem
pesquisa sobre modelos de terrários, antes de produzirem os seus.
As
ideias foram bem variadas, como pode-se observar pelas fotos e todos os modelos
foram aceitos, por se tratar de uma atividade experimental. A partir deles, será
feito o acompanhamento e registro semanal, com discussões sobre diferentes
conteúdos como o conceito de terrário, caixa de Ward, influência dos fatores ecológicos
no desenvolvimento das plantas e outros.
Além do aprendizado gerado com os terrários
produzidos, a atividade também está servindo como um fator estimulante para os
alunos, pois mexer com plantas é uma terapia.
Figura 1. Terrário do aluno Fabrício de Freitas da Silva. |
Figura 2. Terrário da aluna Giovana Carolyn Domingues Saito. |
Figura 3. Terrário da aluna Karina Caetano Guimarães Alves. |
Figura 4. Terrário do aluno Luiz Alexandre Morais Matias. |
Figura 5. Terrário da aluna Victoria Pereira do Nascimento. |
Figura 6. Terrário do aluno Welingthon Aparecido Gerevin de Moraes. |
Figura
7. Terrário da aluna Dayane Moreira Cunha.
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Cada terrário lindo!! Parabéns para a turma!!
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